Você conhece os cuidados que uma mulher deve tomar quando ela tem varizes durante a gravidez?
O período gestacional é um momento de muita alegria para muitas mulheres. Porém, para aquelas que foram acometidas pelas varizes, a gestação pode ser perigosa. Afinal, as alterações que ocorrem no corpo da mulher neste período influenciam na sua saúde vascular. Dessa forma, sem os cuidados necessários, ela pode ser acometida pelas varizes e até doenças mais graves durante a gravidez.
Por compreender a gravidade desse assunto, eu criei este artigo para te explicar sobre como tratar as varizes na gravidez. Portanto, se você se interessou, continue a leitura deste artigo!
Como o sistema circulatório se comporta na gravidez?
Durante o período gestacional, o corpo da mulher sofre inúmeras alterações que refletem no seu sistema circulatório e, principalmente, no sistema venoso. Entre os hormônios alterados estão, por exemplo, a progesterona, estrogênio, gonadotrofina coriônica humana (hCG) e o hormônio lactogênio placentário (hPL). Cada um desses hormônios tem uma função para fazer com que a gestação possa progredir de forma saudável. Porém, para o sistema venoso, essa alteração hormonal acarreta uma dilatação das veias do organismo, tornando-as mais complacentes e volumosas. Assim, elas aumentam com o decorrer da gestação, causando cansaço, inchaço, dor tipo peso. Da mesma forma, a gestante também é acometida por vasinhos e veias aparentes (varicosas ou não) e sensação de queimação nas pernas.
Além disso, a partir da 24ª semana de gravidez, o crescimento do feto e da extensão abdominal podem prejudicar o retorno venoso. Assim, o útero poder comprimir a veia cava, intensificando as dores e o inchaço.
Portanto, fique atenta a estes sintomas durante a gravidez, principalmente, se houver um histórico familiar de varizes.
Os riscos das doenças vasculares durante a gestação
Conforme citei anteriormente, durante a gestação, ocorre uma elevação significativa dos níveis hormonais no corpo feminino. Essa elevada produção de hormonal durante a gravidez podem causar inchaço, bem como, o surgimento ou piora do quadro de varizes na paciente.
Além disso, em circunstâncias mais graves, a gestante pode vir a desenvolver trombose venosa profunda (TVP), que é a coagulação sanguínea em uma veia profunda. Normalmente, esse coágulo ocorre nos membros inferiores, apesar disso, a incidência desses casos é mínima. Ainda assim, para prevenir esse quadro tão grave, é preciso que o acompanhamento do tratamento seja feito por um médico especialista.
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, 45% das pessoas acometidas por varizes são mulheres e algumas causas para a doença são:
• Questões genéticas;
• Idade;
• Obesidade.
Além disso, quando uma mulher engravida mais de uma vez, o risco de contrair a doença se intensifica.
Como tratar as varizes durante a gestação?
Antes de mais nada, preciso esclarecer algo, a realização de procedimentos cirúrgicos ou consumo de medicamentos não são indicados para as gestantes. Logo, a mulher só deve ser submetida a cirurgias vasculares ou ao uso de medicamentos antes ou depois do período gestacional.
Isso acontece para que, depois que o corpo da mulher ter retornado ao estado não gravídico, os riscos de vida dela ou da criança diminui.
Dessa forma, para tratar as varizes na gravidez, a mulher gestante pode aplicar, de forma alternada, água quente e fria no local, durante o banho. Além disso, introduzir gelo na região contribui para a diminuição das dores, bem como, a contração das veias.
Outra opção de tratamento é o uso de meias elásticas para controlar a vasodilatação das regiões afetadas pelas varizes. Elas também ajudam a prevenir a doença e auxiliam na melhoria da circulação da corrente sanguínea.
Na maior parte dos casos, as varizes costumam desaparecer com o fim do período gestacional. Contudo, caso haja danos permanentes após a gravidez, a mulher poderá ser submetida a um tratamento convencional. Por exemplo, a escleroterapia com espuma, laserterapia ou até mesmo um procedimento cirúrgico.
Existem formas de prevenir as varizes na gravidez?
Existem sim cuidados que podem (e devem) ser tomamos durante o período de gestação para evitar doenças vasculares, principalmente, nos últimos 3 meses. Afinal, neste período é onde as varizes costumam aparecer por conta que, além da alteração hormonal, há um aumento do volume de sangue em circulação. Além disso, o aumento do peso e a pressão do útero sobre as veias contribuem para a manifestação da doença nas pernas, virilha e genitália.
Os principais cuidados a serem tomados para que você evite as varizes durante a gravidez são:
• Não fique em pé durante um longo tempo;
• Evite cruzas as pernas quando estiver sentada;
• Mantenha as pernas elevadas enquanto estiver deitada;
• Massageie os pés e as pernas no fim do dia;
• Utilize as meias elásticas durante o dia.
Por fim, busque praticar alguma atividade física regularmente como musculação, esportes, caminhada, dança e outras atividades, lembrando de procurar orientação de um educador físico. Dessa forma, você estará protegendo, não apenas o seu corpo contra as varizes, mas também a saúde do bebê que está gerando.
Quando devo procurar um médico?
Quando a gestante possui um histórico de trombose venosa profunda, bem como, de uma ocorrência de abortos anteriores, ela deve procurar um angiologista. Alguns fatores como o uso de cigarro, a obesidade e o sedentarismo podem prejudicar a qualidade de mulher com varizes na gravidez.
Dessa forma, é muito importante consultar um profissional especializado em cirurgia vascular para sanar dúvidas sobre como prevenir as varizes na gravidez. Porém, caso você seja uma gestante e tenha sido acometida pela doença, consulte o médico vascular para que seja possível identificar qual o tratamento adequado. Consultar um angiologista poderá te ajudar a diminuir o sofrimento que os vasinhos e as varizes podem te causar e, além disso, você será orientada para o melhor tratamento neste período tão sensível.
Conclusão
Agora que você aprendeu tudo que diz respeito ao tratamento de varizes na gravidez, aplique os cuidados para prevenir a doença. Porém, caso haja suspeita da doença durante a gravidez ou você queira alguma orientação específica para o seu caso, entre em contato comigo agora mesmo!
Gostou desse post? Então, siga-me nas redes sociais @drleonardocastrooficial e acompanhe o meu blog onde estou sempre publicando artigos para te ajudar a ter uma vida sem varizes!