Entenda o que é o tratamento de varizes com espuma

Certamente, você conhece o tratamento de varizes com espumas. Contudo, você sabe quais são os benefícios desse tratamento? Para quem é indicado? Ou até, se existem riscos?

Sabemos o que as varizes causam muito desconforto estético para uma pessoa, até mesmo dores, inchaços, alteração na textura e coloração da pele. Além disso, em casos mais graves, esse quadro pode levar uma pessoa a ter trombose e embolia pulmonar.

Nesse sentido, a medicina tem se empenhado para criar novas formas de tratamento de varizes, bem como, aperfeiçoar as já existentes. Nesse artigo, vou falar sobre a escleroterapia com espuma, também conhecida como tratamento de espuma para varizes ou, simplesmente como aplicação. Este é um método muito utilizado pelos angiologistas, inclusive eu mesmo realizo este tratamento nos meus pacientes, que tem trazido muitos resultados positivos.

Se você se interessou, continue a leitura deste artigo para entender mais sobre este assunto.

Como é feito o tratamento de varizes com espuma?

A razão pela qual este tipo de tratamento é realizado é por conta da sua eficácia. Em outras palavras, capaz de eliminar por completo, até às varizes de maior calibre.

Mas como esse tratamento é feito?

O angiologista aplica uma substância esclerosante, no formato de uma espuma diretamente nas varizes. Contudo, é preciso ter cuidado para que o processo seja bem-sucedido. Ou seja, nós, médicos, nos atentamos a quantidade da substância que é aplicada, bem como, o tipo de veia e a profundidade do local.

Quando o paciente é submetido à técnica de espuma, a substância é aplicada e pode causar uma leve irritação na região. Apesar disso, ela provoca o fechamento das veias que foram afetadas pelas varizes, assim, o sistema circulatório retorna ao funcionamento natural.

Além disso, em casos onde uma veia adoecida se encontra em uma região muito profunda, um aparelho de ultrassom é utilizado. Dessa forma, o cirurgião vascular guiará o aparelho e tratará as varizes que estão em locais mais profundos do corpo.

Neste procedimento, não existe a necessidade de anestesia ou internação do paciente. Todavia, após a sua finalização, busque utilizar meias elásticas para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de as veias adoecerem novamente. Da mesma forma, ao finalizar a escleroterapia com espuma, evite a exposição ao sol nos primeiros dias pós-tratamento. Assim, não aparecerão manchas na região onde o paciente realizou o procedimento.

Quantas sessões possui a escleroterapia com espuma?

Para responder essa questão, é necessário, primeiramente, realizar um diagnóstico para entender a gravidade do quadro em que o paciente se encontra. Ou seja, dependendo da quantidade de veias que foram acometidas pelas varizes, serão necessárias mais de uma sessão da aplicação de espuma em varizes. Essas sessões devem ter o espaço de, no mínimo, uma semana entre uma e outra.

Portanto, ao perceber qualquer sintoma de varizes ou vasinhos, busque um angiologista o mais rápido possível!

Pois realizar a escleroterapia com espuma no estágio inicial torna o tratamento muito mais simples, tanto para o paciente quanto para o médico. Todavia, mesmo que não seja um procedimento complexo, ele deve ser realizado, única e exclusivamente, por um profissional especializado.

Por que fazer tratamento de varizes com espuma?

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, as varizes não apresentam somente um incomodo estético, ela pode causar muitos prejuízos à saúde. Portanto, é muito importante estar atento aos sintomas que podem causados por ela e realizar o tratamento o quanto antes.

Conheça agora as vantagens da técnica de espuma para tratar varizes:

• O procedimento pode ser realizado no próprio consultório do cirurgião vascular;

• É uma alternativa à cirurgia convencional, antes considerada a única maneira de tratar varizes calibrosas;

• Quando comparada a cirurgia, a recuperação do paciente ocorre de forma muito mais rápida;

• Não requer anestesia;

• É mais eficiente para casos de varizes médias e grossas, além de úlceras venosas;

• Tem um custo mais acessível a grande parte da população, ao contrário de outras formas de tratamento.

Podemos perceber o motivo da técnica de espuma para tratar varizes ser tão procurada pelos brasileiros. Todavia, existe alguns fatores que podem deixar o paciente descontente e esses fatores são:

• Em alguns casos, a espuma pode deixar manchas na pele durante algum período pós-procedimento;

• Neste tratamento, podem ocorrer efeitos colaterais, como, por exemplo, a trombose venosa menor, a reação alérgica local e a tromboflebite;

• Este tratamento possui um índice maior de recorrência do que os demais, com período de eficácia entre um a dois anos, em média.

Para quem é indicado este tratamento?

O tratamento de varizes com espuma é indicado para medicar, desde micro varizes até as varizes mais calibrosas. Neste último caso, pode ser necessária mais de uma sessão, conforme citado anteriormente.

Ao contrário do que ocorre nos procedimentos cirúrgicos convencionais, no tratamento de varizes com espuma, não há necessidade de aguardar o fechamento das feridas. Ou seja, os pacientes que possuem feridas nas pernas causadas por esta doença, podem realizar o procedimento perfeitamente.

Da mesma forma, pessoas mais idosas em estágio avançado de Insuficiência Venosa Crônica, onde a cirurgia se torna muito arriscada, podem realizar este tratamento. Por fim, os pacientes com obesidade ou que, por questões clínicas, não podem realizar a cirurgia convencional também são beneficiados com a escleroterapia com espuma.

Todavia, existem algumas circunstâncias onde a aplicação de espuma em varizes não é indicado. Por exemplo, em pessoas gestantes, alérgicas ou que já tiveram embolia pulmonar ou algum tipo de doença nas artérias.

Dessa forma, para saber se a técnica de espuma para varizes é a alternativa ideal para o seu caso em específico, procure um profissional especializado.

Conclusão

Agora que você aprendeu sobre o tratamento de varizes com espuma, esteja sempre atento a qualquer sinal da doença. Se você possui alguma dúvida ou gostaria de agendar uma consulta, fale comigo agora mesmo!

Lembre-se que estar acompanhado de um profissional especializado e que se preocupe com a sua saúde vascular é fundamental para ter êxito durante o tratamento.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de acompanhar o meu blog e as minhas redes sociais @drleonardocastooficial para se manter informado sobre a sua saúde vascular. Meu objetivo é que você possa viver uma vida sem varizes!