Você, provavelmente, já ouviu falar sobre o colesterol, porém, sabia que ele afetar a sua saúde vascular de forma positiva ou negativa?
O colesterol controlado ajudará você a manter a saúde do seu sistema circulatório. Por outro lado, em cenários onde o paciente possui um colesterol alto, os vasos sanguíneos podem ser prejudicados.
Assim, para que você conheça as influências do colesterol no organismo e a importância de mantê-lo controlado, criei este artigo para falar sobre o tema.
Se você se interessou, acompanhe a leitura e entenda mais sobre este tema.
O que é o colesterol?
O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento de células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. No entanto, o excesso de colesterol alto pode dificultar o fluxo do sangue do paciente. Afinal, ele se acumula dentro da parede das artérias. Por isso, é necessário controlar esse acúmulo para que não haja obstrução da passagem do sangue e outros grandes problemas circulatórios. Como, por exemplo, o infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e falta de circulação nas extremidades. Este último quadro é tão grave que, em alguns casos, pode evoluir para uma amputação, do membro afetado.
As artérias são vasos dentro do corpo humano que levam o sangue do coração para as outras extremidades. Por outro lado, as veias são responsáveis por trazer o sangue das extremidades de volta ao coração. Conforme dito pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), nossa circulação funciona como o trânsito nas ruas. Ou seja, para que o fluxo de carros flua sem congestionamentos ou transtornos, quanto melhor for a estrada, sem obstáculos, melhor será o trânsito. Na circulação funciona assim também: se temos um vaso limpo, com paredes lisas, o fluxo de sangue será bom.
Tipos de colesterol
Existem diferentes tipos de colesterol, são eles:
• Lipoproteínas de alta densidade (HDL) – É conhecido como o colesterol “bom”. Pois leva o excesso de colesterol no sangue para o fígado, que o remove do corpo.
• Lipoproteínas de baixa densidade (LDL) – É conhecido como o colesterol “ruim”. Pois leva ao acúmulo de placas de gordura em suas artérias, que pode causar doenças cardíacas.
• Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) – Também é conhecido como colesterol “ruim”. Pois ele contribui para o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Mas é diferente do LDL, porque este carrega colesterol, e o VLDL carrega triglicérides, um outro tipo de gordura encontrada no sangue.
Sintomas do colesterol alto
O colesterol alto é um quadro que se manifesta de forma silenciosa. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, 4 em cada 10 brasileiros apresentam um nível elevado deste tipo de gordura. Por essa razão, eu elenquei aqui embaixo, os 5 principais sintomas de colesterol alto para que você esteja atento.
Confira agora quais são esses sintomas:
- Enjoos e dores de cabeça;
- Dor no peito;
- Fraqueza e fadiga;
- Problemas oculares;
- Inflamação e dormência das extremidades.
Lembre-se de consultar um médico angiologista regularmente para facilitar a identificação desse quadro. O tratamento se torna muito mais simples quando ele é realizado durante o seu estágio inicial.
Como prevenir o alto nível de colesterol?
É muito importante manter os níveis de colesterol sempre controlados. Para isso, eu recomendo que você evite consumir alimentos que contenham muita gordura de origem animal. E, ao invés disso, busque ter uma alimentação mais saudável, comendo mais legumes, verduras, grelhados, frutas, alimentos integrais, fibras e cereais.
Da mesma forma, aconselho que você adote práticas de atividade física aeróbica, como, por exemplo, a natação, a caminhada, bicicleta, dança, entre outras. Além disso, recomendo a você, por duas vezes na semana, fazer atividade resistida, como musculação ou pilates.
Para manutenção da sua saúde vascular e do nível de colesterol no sangue, o tabaco também deve ser cortado dos seus hábitos de vida.
Qual o tratamento para controlar o colesterol?
Atualmente, existem duas maneiras de tratar o elevado nível do colesterol no corpo humano. Uma das formas mais eficazes é adotar um estilo de vida saudável, seguindo as orientações descritas no tópico anterior.
Contudo, a decisão de iniciar a terapia medicamentosa em um paciente com uma elevada taxa de colesterol, dependerá de uma análise do seu quadro. Por exemplo, os pacientes com risco moderado ou baixo podem controlar o nível de colesterol através da mudança de seus hábitos. Porém, caso elas não resultem na redução esperada dos níveis de colesterol, o tratamento medicamentoso se fará necessário.
Apesar disso, mesmo com o tratamento medicamentoso para redução do LDL ou VLDL, o paciente deverá manter um estilo de vida saudável. Assim, é possível garantir uma dosagem menor do medicamento, diminuindo também o risco de outras possíveis complicações.
Lembre-se sempre de que somente o médico é quem decidirá qual tipo de medicamento é ideal para cada caso. Após a meta de colesterol LDL for alcançada, o monitoramento deve continuar para garantir que ele permaneça estável.
Outros cuidados com a saúde vascular
Existem outras doenças que também representam perigos para a saúde vascular e devem ser combatidas. A obesidade, por exemplo, aumenta muito o trabalho do coração de ter que mandar sangue para um tanto de células gordurosas que estão em excesso. Da mesma forma, elas ajudam a causar um estreitamento das artérias dificultando a circulação sanguínea.
O tabagismo traz milhares de componentes que fazem mal a diversos sistemas do organismo. No sistema vascular em especial, ele promove uma lesão na parede das artérias que vai se acentuando com o passar do tempo. Dessa forma, ele leva ao fechamento ou estreitamento importante desses vasos.
No caso do sedentarismo, o sangue parado aumenta o risco de formar coágulos ou trombos, que podem causar uma interrupção da circulação, conhecida como trombose. E o estresse é causador de uma contração dos vasos arteriais que, quando muito frequente, pode danificar sua parede e levar a danos irreversíveis.
Conclusão
Agora que você já aprendeu como o colesterol afeta a sua saúde vascular, ponha em prática as dicas que o mantenham em controle. Porém, se você identificou alguns dos sintomas que o colesterol alto causa no seu sistema circulatório, agenda uma consulta comigo agora mesmo!
Gostou desse artigo? Então não deixe de me seguir nas redes sociais @drleonardocastrooficial e acompanhe o meu blog para aprender a cuidar melhor dos seu sistema circulatório.
O meu objetivo é te ajudar a manter a saúde vascular e, assim, possibilitar que você viva uma vida mais feliz!