Constantemente nós relacionamos as doenças vasculares a pessoas com idade mais avançada, contudo, doenças como as varizes podem também atingir pessoas mais jovens. Esses casos ocorrem em uma proporção bem menor do que em pessoas mais velhas, em especial, mulheres com mais idade. Apesar disso, as varizes podem aparecem em pessoas entre 20 a 50 anos e, em raras situações, aparecem em crianças.
Se você é jovem e se identificou com esse tema, não se preocupe, pois eu criei este artigo para te ajudar a tratar essa doença. Portanto, para entender melhor a respeito desse assunto, continue a leitura desse post!
Como surgem as varizes na adolescência?
As varizes podem acometer jovens e adolescentes por vários fatores, entre eles e o mais significativo é a carga genética. Ou seja, existe um histórico familiar de pessoas com a doença, logo, o jovem pode vir a ser acometido por ela.
Além disso, os demais fatores que contribuem para a dilatação das veias e formação da doença são:
• A má formação do sistema venoso dos membros inferiores;
• O tabagismo;
• A obesidade;
• O sedentarismo;
• A gravidez na juventude;
• O uso de anticoncepcional.
Os fatores acima descritos podem favorecer o surgimento ou avanço das varizes no corpo de pessoas jovens. Então, se você se identificou com algumas dessas situações e está sentindo dores ou qualquer outro sintoma de varizes ou vasinhos, procure um angiologista imediatamente.
Outras causas de doenças vasculares na adolescência
Infelizmente, as varizes não são a única doença vascular que pode ser acometida na adolescência, existem outras enfermidades que podem atingi-los. Por exemplo, a trombose venosa profunda (TVP) e a aterosclerose são doenças que estão ligadas a qualidade de vida dos indivíduos. Logo, os jovens podem sofrer desses males, principalmente, quando eles não possuem uma alimentação saudável, ou seja, o consumo excessivo de sódio, carboidrato e gordura.
Nesse sentido, busque consumir mais fibras na alimentação e pratique atividades físicas para evitar que o agravamento dessas doenças.
Apesar disso, não é somente a má alimentação ou a falta de exercícios físicos que pode comprometer o sistema vascular dos jovens. A realização de atividades físicas em excesso ou atividade não supervisionada podem aumentar o risco de trombose venosa profunda dos membros superiores. Esta condição é conhecida como síndrome de Paget Schroetter, ou trombose relacionada ao esforço, além de causar também lesões musculares e ortopédicas. Além disso, o uso de hormônios e dietas proteicas sem o acompanhamento de um angiologista podem ter disfunções hepáticas e renais, bem como TVP.
Durante a juventude, as pessoas buscam por métodos de cuidados com o corpo que prometem a resultados absurdamente rápidos. Porém, cultivar bons hábitos podem maximizar a saúde e bem-estar do indivíduo em longo prazo. Afinal, como os jovens possuem reserva funcional maior, eles podem não sentir os efeitos imediatamente. Contudo, adotar hábitos de cuidado precoce aumentam a qualidade de vida e previne a maior parte das doenças cardiovasculares, infecciosas e até neoplasias.
Como prevenir as varizes na adolescência?
Da mesma forma que ocorre com as pessoas mais velhas, buscar ajuda médica nos estágios iniciais torna mais fácil o tratamento. Assim, além de melhorar esteticamente o corpo do paciente, os procedimentos contribuem para erradicar as dores, formigamento, inchaços e os demais sintomas.
No caso de meninas que já iniciaram a vida sexual, é interesse avaliar o uso do anticoncepcional junto a um ginecologista. Afinal, este medicamento possui hormônios femininos que são prejudiciais ao sistema venoso, como estrógeno e progesterona. Nesse sentido, caso seja necessário, é possível adotar outros métodos contraceptivos como, por exemplo, o DIU.
Agora, para ambos os gêneros, evite o consumo de substâncias que prejudicam o bom funcionamento de veias e artérias como o cigarro e o álcool. Além disso, procure não utilizar sapatos com salto muito alto por longos períodos e nem usar roupas muito justas nas pernas. Em outras palavras, prefira utilizar roupas que atrapalham o retorno venoso e que são mais confortáveis.
Lembre-se de sempre ter o acompanhamento de um profissional especializado para evitar qualquer tipo de problemas com a sua saúde vascular.
Como tratar os vasinhos e as varizes em jovens?
Na maioria dos casos, as varizes em pessoas novas podem abalar a sua autoestima. Portanto, se você constatou que pode ter contraído a doença, procure por ajuda profissional o mais rápido possível.
Algumas formas de tratamento de varizes em pessoas jovens, confira algumas delas a seguir.
Escleroterapia com espuma
Esse tipo de tratamento é também conhecido como “aplicação” e têm conquistado muitos médicos e pacientes por ser um procedimento simples. Ele consiste na aplicação direta nas varizes, de uma substância esclerosante com o formato de uma espuma.
Esse procedimento é muito requisitado pelos pacientes, afinal, pois não necessita de anestesia ou internação, além disso, ele possui um custo muito acessível.
Crioescleroterapia com microespuma
Esta técnica é conhecida também como “secagem dos vasinhos” e é realizada na própria clínica, assim como o tratamento anterior. Muito utilizada em varicoses, o profissional que fará o procedimento terá o auxílio da crioanalgesia (anestesia pelo frio).
Crioescleroterapia ampliada com auxílio de realidade aumentada
Este tratamento também é realizado no próprio consultório médico com auxílio do VeinViewer (GPS vascular) e da crioanalgesia. Este é uma opção mais cômoda para muitos pacientes, afinal, não necessita de hospitalização ou intervenção cirúrgica para tratar as microvarizes associadas à varicoses.
Crioescleroterapia com espuma densa
Esse procedimento consiste em um tratamento ambulatorial e, normalmente, ocorre somente em estágios mais avançados da doença varicosa. O médico o realiza com auxílio de aparelhos de ultrassom como o ecodoppler, de VeinViewer como o GPS vascular e de crioanalgesia. Ao contrário dos demais tratamentos, este procedimento costuma ser realizado em casos de jovens com varizes mais calibrosas associadas à varicoses.
Conclusão
Agora que você aprendeu tudo relacionado as varizes na adolescência e em pessoas jovens, pratique os cuidados descritos neste artigo!
Contudo, caso você tenha percebido alguns dos sistemas de varizes, agende uma consulta comigo agora mesmo!
Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o meu blog e as minhas redes sociais @drleonardocastrooficial para ficar por dentro de todas as novidades. Afinal, o meu objetivo é te ajudar a viver uma vida sem varizes!