Nos dias atuais, muitas pessoas, em especial o público feminino, tem buscado tratar essa doença através dos cremes para varizes. Porém, será que esse tipo de tratamento é realmente eficaz?
Por ignorância em relação as doenças vasculares, uma pessoa pode adquirir um produto na esperança de sanar uma enfermidade sem a orientação de um especialista. Contudo, eu indico que você não realize esse ato, ao contrário, busque o auxílio de um angiologista para analisar os sintomas.
Nesse sentido, criei este artigo visando esclarecer se os cremes para varizes realmente funcionam como tratamento da doença. Portanto, se você ficou curioso (a) e quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que são os cremes para varizes?
Os cremes para varizes são produtos comercializados por empresas do ramo de cosméticos com o intuito de ajudar no tratamento dessa enfermidade. Os principais ingredientes que compõem esses produtos são: Calêndula, Centella Asiática, Cânfora, Castanha da Índia e Menta.
Eles são vendidos com a promessa de que contribuirão no tratamento das varizes da seguinte forma:
• Estimulando a circulação do sangue;
• Melhorando a elasticidade da pele;
• Potencializando a estrutura do tecido conjuntivo;
• Ajudando o paciente nos quadros de insuficiência venosa;
• Reduzindo a formação de edema e;
• Aumentando a resistência dos vasos sanguíneos.
Contudo, existe um pensamento errado em relação aos cremes para varizes que desvalorizam o trabalho de inúmeros profissionais da área. Esse pensamento busca substituir o tratamento dessa doença realizado por cirurgiões vasculares pela aplicação destes cremes corporais.
Quais os riscos do creme para varizes?
Em outro artigo publicado no meu blog, eu explico o que são as varizes, como é o tratamento e outras questões importantes relacionadas a doença. Porém, eu quero esclarecer um assunto muito importante que é: os cremes para varizes não funcionam para curar a doença!
Além disso, não existe nenhum estudo científico comprovando que a utilização desses cremes pode combater essa enfermidade de forma eficaz. Existem alguns estudos realizados em laboratórios e testados em animais, que demonstram um leve efeito de alívio nas dores. Dentre todos esses ingredientes que podem compor um creme para varizes, a substância que demonstrou um resultado um pouco melhor foi a Castanha da Índia. Utilizado em experiências desde a década de 80, apresentou resultados relacionados a diminuição do inchaço nas pernas.
Apesar disso, ainda não foram realizados estudos suficientes para comprovar que essa substância é capaz de curar uma doença vascular. Da mesma forma, as demais substâncias ainda não foram testadas em humanos para saber se, de fato, são eficazes contra esta enfermidade. Logo, não há nada que comprove, de fato, a eficácia dos cremes para varizes!
Elas podem ser causadas por muitos fatores, como questões genéticas, sedentarismo, obesidade, um trauma sofrido na região dos membros inferiores, entre outros motivos. Ou seja, é uma doença muito profunda para ser curada apenas com a aplicação de um creme nas pernas.

Por que utilizam os cremes para varizes?
Então, por que as pessoas compram os cremes para varizes? Em alguns casos, elas utilizam por questões estéticas, ou seja, elas deixam marcas na pele que podem ser consideradas como “feias”. Logo, essas pessoas usam o creme para disfarçar essas manchas e se sentirem à vontade para utilizar um vestido mais curto ou uma bermuda.
Contudo, com o objetivo de lucrar em cima disso, algumas empresas informam que os cremes para varizes podem tratar e, até mesmo, curar essa doença. Porém, essa informação não procede com a realidade!
Afinal, um creme não consegue penetrar as camadas da pele humana e chegar até os vasos sanguíneos e, assim, atuar na “raiz” do problema.
Quando usar os cremes para varizes?
Além das questões estéticas, os cremes para varizes podem funcionar como uma forma de aliviar as dores causadas pela doença. Apesar disso, sempre que você perceber alguns dos sintomas, busque um profissional especializado em cirurgia vascular para te orientar sobre o tratamento mais adequado. Jamais utilize os cremes para varizes sem a recomendação de profissional da área, pois isso poderá piorar, ainda mais, o seu quadro.
Ainda assim, os cremes para varizes podem fazer parte do tratamento da doença, eles contribuem com as seguintes questões:
• Alívio das dores;
• Redução do inchaço;
• Diminuição do desconforto causado pela doença.
Em outras palavras, ele pode ser utilizado com essas finalidades, desde que haja concessão médica para isso. Porém, está muito longe de ser a única solução para este problema.

Qual outra alternativa de tratamento?
Existem algumas ações que você pode (e deve) tomar antes sair comprando qualquer produto anunciado em qualquer site na internet. Por exemplo, ao perceber os sintomas de varizes, procure um angiologista e siga as suas recomendações de tratamento com assiduidade. Ou seja, não abandone o tratamento que foi indicado para você e tome as medidas que irão te ajudar na contenção dessa doença.
Além disso, algumas ações simples realizadas diariamente podem contribuir com o tratamento, sem precisar do creme para varizes. Essas ações são:
• Não fique muito tempo na mesma posição, seja sentado ou em pé. Alterne essas posições sempre que for possível;
• Mantenha as pernas elevadas por cerca de 30 minutos todos os dias, isso ajuda o sangue a percorrer o seu caminho até o coração;
• Busque melhorar sua alimentação e ter hábitos de vida saudáveis para manter o peso ideal;
• Procure ajuda para largar o cigarro, o ato de fumar pode adoecer a paredes dos vasos sanguíneos e provocar inúmeras doenças.
Por fim, em casos mais avançados, as varizes devem ser tratadas através de procedimentos cirúrgicos que serão recomendados pelo cirurgião vascular a depender do caso.
Conclusão
Este artigo serve como um alerta a toda a população de que, não existe fórmula mágica para o tratamento das varizes. A saúde vascular é algo extremamente sério e que deve ser analisado e acompanhado por um profissional.
Se você ficou com alguma dúvida e deseja mais informações, entre em contato comigo agora mesmo para conversarmos.
Agora, eu quero saber se você gostou desse artigo? Se sim, acompanhe o meu blog e siga nas minhas redes sociais @drleonardocastrooficial para entender melhor sobre como manter uma vida sem varizes!