Entenda o que são varizes

o que são varizes

Você sabe o que são varizes? Varizes é o termo utilizado para definir veias que, por diferentes processos, tornaram-se dilatadas, alongadas e tortuosas, apresentando perda da função valvar. Podem acometer várias partes do corpo mas são extremamente frequentes nos membros inferiores.

o que são varizes

Normalmente, as varizes se apresentam na cor azulada ou arroxeada, seja em mulheres ou homens. Além disso, essas veias podem provocar dores nas pernas, inchaços, coceira, cãibras, dentre outros sintomas.

Vou falar mais ao longo do texto o que são varizes. Portanto, continue acompanhando o material e entenda mais sobre o que são, como surgem, seus sintomas e as formas de tratamento existentes na atualidade. Boa leitura. 

Afinal, o que são varizes? 

Como disse anteriormente, as varizes são veias dilatadas  tortuosas e alongadas que, de certa forma, perderam a sua função principal que é o retorno venoso, ou seja, de levar o sangue de volta em direção ao coração. 

As veias das pernas possuem válvulas cuja finalidade é impedir o refluxo do sangue aos pés pela ação da gravidade. Com o aparecimento das varizes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue acaba acumulando nas veias inferiores, provocando aumento da pressão venosa com consequente inchaço, peso e cansaço nas pernas. O problema pode se agravar podendo  até mesmo provocar lesões de pele como dermatites e feridas.

Quais são as causas das varizes? 

varizes

Idade: A partir da adolescência, ocorre um aumento progressivo na prevalência, chegando a 78% nas pessoas acima de 60 anos. Com o processo natural de envelhecimento, as veias diminuem sua elasticidade. Dessa forma, as válvulas venosas começam a perder a sua eficiência.

Hereditariedade: Uma das principais causas das varizes é a predisposição genética. No entanto, além dela, há outros fatores que contribuem para o seu surgimento: 

  • Obesidade;
  • Sedentarismo; 
  • Permanecer na mesma posição por várias horas seguidas, seja em pé ou sentado;
  • Gestação e hormônios femininos.

Sintomas e quadro clínico das varizes.

As varizes dos membros inferiores são muito variáveis na sua forma de apresentação,  não provocando grandes sintomas inicialmente. Mas em alguns casos podemos observar alguns sinais e sintomas muito comuns como: 

  • Sensação de queimação nas  pernas;
  • Inchaço nas pernas e nos tornozelos;
  • Coceira em locais onde os vasos estão dilatados;
  • Sensação de fadiga e peso nas pernas;
  • Formigamentos frequentes na parte inferior do corpo;
  • Eczema de pele;
  • Úlcera venosa;
  • Tromboflebites;
  • Hemorragias.

Portanto, é importante observar os sintomas citados e suas características. 

Como é realizado o diagnóstico de varizes? 


Agora que você já sabe o que são varizes e os seus sintomas, com certeza, está se perguntando como é realizado o seu diagnóstico. Ele só é dado por um profissional especializado, que, além da entrevista médica e exame físico adequados, irá utilizar de aparelhos específicos como doopler colorido, fleboscópio e atualmente com equipamentos de realidade aumentada. 

Essa tecnologia, além de precisar o diagnóstico, servem  para mapear e inclusive programar o tratamento adequado.


A função do fleboscópio 


Ele é um aparelho que possibilita a visualização dos vasos subcutâneos. Portanto, facilita a locação das microvarizes e varizes de difícil visualização. 


A função do doppler colorido 


Essa é a forma mais precisa para avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e os fluxos de sangue em determinados órgãos ou regiões do corpo. Isso porque o aparelho consegue identificar as veias superficiais e profundas e identifica também as veias que são patológicas, ou seja, as que apresentam refluxo. Portanto, é possível avaliar a sua insuficiência venosa ou arterial, também conhecida popularmente de má circulação. 


Como é o tratamento para varizes? 

o que são varizes


1- Orientações gerais: Para os casos mais simples, é possível melhorar os sintomas das varizes adotando medidas como:

  • Evitar permanecer  de pé ou assentado por períodos prolongados.
  • Procurar sempre manter seu peso ideal.
  • Praticar exercícios físicos regulares.

2- Terapia compressiva: O uso de meias de compressão elástica alivia os sintomas, ajuda a reduzir o edema e melhora a nutrição da pele.

3- Terapia medicamentosa: Até agora nenhum medicamento mostrou resultado na resolução das veias varicosas. Mas, sem dúvida, esses medicamentos auxiliam bastante na melhora dos sinas e sintomas. 

4- Escleroterapia: Trata-se de um método de efeito químico por meio da injeção de agentes esclerosantes, que já é realizado há décadas e com bases científicas bem estabelecidas.

5- Intervenção cirúrgica: Consiste na retirada cirúrgica das veias varicosas. Indicado principalmente para casos de varizes mais calibrosas. Geralmente exige ambiente hospitalar, necessidade de anestesia por bloqueios (raquianestesia ou peridural) e requer tempo de recuperação domiciliar e licenças do trabalho.

6- Laser transdérmico e endolaser: Cada vez mais sendo difundido em nosso meio, essas técnicas permitem o tratamento ambulatorial e menos invasivo. O laser provoca a termoablação do vaso, gerando esclerose através do calor. O endolaser pode ser utilizado para tratamento da veia safena e para tratamento de varizes mais calibrosas.

7- Radiofrequência: Essa técnica consiste na liberação de energia térmica controlada por um gerador próprio. Fornece também excelentes resultados para esclerose da veia safena magna.

8- Escleroterapia com espuma densa guiada por ultrassom: Técnica com características simples, eficaz e com poucos efeitos colaterais. Permite tratamento de veias mais calibrosas, tratamento da veia safena magna e inclusive trata pacientes que não podem tolerar uma intervenção mais invasiva ou que exijam anestésicos. Excelente indicação para os casos de pacientes com comorbidades ou com idade avançada. É aquela de menor custo, excelente efetividade e que deve ser ofertada a todos os pacientes.

Conclusão 


As varizes são uma doença muito comum em nosso meio. P.odem iniciar de uma forma inocente, com quadro praticamente assintomático mas, por outro lado, podem evoluir para complicações muito sérias como sangramentos, ulcerações, infecções, tromboflebites e a própria trombose venosa profunda.  O ideal é procurar o atendimento médico especializado tão logo se identifique o problema, pois o tratamento precoce se torna mais simples e de mais fácil execução e evita o aparecimento de tais complicações.

O Angiologista ou  Cirurgião Vascular são os médicos especialistas capacitados em identificar a doença, avaliar o problema, prescrever as terapias  e escolher a melhor técnica para ser indicada em cada caso.

Continue acompanhando o nosso blog para se manter informado.