Você sabia que no dia 15 de agosto, é comemorado o dia do Cirurgião Vascular? Você conhece a importância que este profissional tem na área da saúde? Se não, fique tranquilo pois eu vou te explicar tudo sobre esse profissional tão importante para a nossa sociedade.
O Cirurgião Vascular se dedica constantemente para cuidar do sistema circulatório das pessoas, afinal, não são apenas pessoas, são inúmeras histórias que nós presenciamos todos os dias.
Portanto, resolvi criar este artigo para que você possa conhecer mais sobre essa profissão tão gratificante que é o Cirurgião Vascular. Continue a leitura!
O que é o Cirurgião Vascular?
O Cirurgião Vascular é responsável por atuar com diagnóstico, estudo e tratamento cirúrgico de doenças dos vasos sanguíneos. Atua juntamente com a angiologia, que é uma área da medicina responsável pelo tratamento clínico de enfermidades nos vasos sanguíneos, ou seja, artérias, veias e vasos linfáticos. Assim, a angiologia e a cirurgia vascular fazem parte da ciência que visa criar ações que possam promover, prever e recuperar a saúde do sistema circulatório.
O procedimento cirúrgico que este profissional realiza pode ser feito de duas maneiras:
• A convencional – onde a cirurgia é feita por meio de incisões e;
• A cirurgia endovascular – onde o Cirurgião Vascular realiza o procedimento por dentro dos vasos sanguíneos.
Atualmente, o Brasil possui aproximadamente, um a dois casos de doenças como trombose por ano, ou seja, são 400 mil pessoas por ano que enfrentam esse tipo de enfermidade. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, cerca de 38% dos brasileiros possuíam doenças como varizes até 2020.
A busca da população brasileira por um Cirurgião Vascular costuma ocorrer entre pessoas mais idosas, acima dos 70 anos. Da mesma forma, não é incomum a procura por este profissional apenas quando os sintomas já estão em estágio avançados e as dores são frequentes.
Quando procurar um Cirurgião Vascular?
Conforme explica o presidente da SBACV, a população deve se atentar e procurar um Cirurgião Vascular nos primeiros sinais, ou seja, ao sentir inchaços e dores nas pernas. Outro ponto para se atentar é o histórico familiar, então, se houver um histórico de doenças vasculares na sua família, busque um Cirurgião Vascular assim que perceber algum dos sinais.
Além disso, as doenças que atingem o sistema circulatório não atingem apenas os membros inferiores, afinal, o corpo humano possui vasos sanguíneos em todas as suas regiões. Os membros inferiores são apenas a região mais atingida por doenças vasculares, apesar disso, é possível que contrair essa enfermidade em regiões como abdômen e mãos.
Portanto, deve-se estar atento aos sinais para procurar a ajuda de um Cirurgião Vascular o mais rápido possível. Afinal, quanto menos avançado for o estágio de alguma doença vascular, maiores são as chances do tratamento ser mais eficaz.
Infelizmente, o Cirurgião Vascular não é tão compreendido pela população brasileira, assim, ainda que possuam alguma doença vascular aparente, como varizes e vasinhos, muitos não procuram por este profissional. Apesar disso, as causas dessas enfermidades vasculares precisam ser investigadas e, se necessário, tratadas por um especialista.
Nesse sentido, o Cirurgião Vascular é o único médico com conhecimento sobre as técnicas e a estrutura do corpo do paciente para definir qual a melhor forma de tratamento.
Como evitar as doenças vascular?
Com o avanço da medicina e da tecnologia, existem muitas formas de se tratar os tipos de doenças vasculares, porém, existem também maneiras muito simples de evita-las. Veja abaixo algumas recomendações para evitar doenças vasculares:
Pratique exercícios
O sedentarismo é muito prejudicial para a saúde do ser humano, principalmente, quando nos referimos aos vasos sanguíneos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado a prática de exercícios físicos por, pelo menos, duas horas e meia ou 75 minutos de atividade intensa.
Nesse sentido, praticar esportes, ir à academia ou pedalar no parque aos finais de semana é importante para diminuir os riscos de doenças vasculares. Além disso, como as doenças vasculares costumam se desenvolver nos membros inferiores, procure fazer ginástica com o intuito de fortalecer a panturrilha.
Pare de fumar
O cigarro possui mais de 4000 toxinas e, além de causar doenças em órgãos vitais com os pulmões, ele ainda traz muitos prejuízos no sistema circulatório. A prática do tabagismo contribui com a formação de placas nas paredes das artérias, assim, dificultando a passagem de sangue. Além disso, o cigarro pode lesionar os vasos sanguíneos, tornando as suas paredes vulneráveis, formando coágulos, bem como, provocar trombose a depender do grau de interrupção da circulação.
Repense sua alimentação
Uma boa alimentação é um fator muito importante para manter a saúde de todo o corpo humano, em especial, o sistema circulatório. Por exemplo, alguns alimentos que são ricos em potássio ajudam a regular a pressão arterial, assim, eles favorecem o relaxamento do sistema circulatório.
Portanto, se você acredita que precisa rever a sua alimentação, busque consumir alguns alimentos que contém potássio para evitar o desenvolvimento de doenças vasculares.
Mantenha seu peso ideal
Todo ser humano possui um peso ideal, seja ele maior para uns e menor para outros, logo, é importante que você busque manter o seu peso ideal. Dessa forma, procure sempre manter o seu peso equilibrado e, assim, você evitará contrair qualquer tipo de doenças vasculares.
Visite sempre um especialista
Realizar todas essas ações contribuem muito para manter a saúde do sistema circulatório, porém, mesmo seguindo todas essas instruções, não deixe de visitar um especialista. Afinal, conforme citei acima, o Cirurgião Vascular não atua somente no tratamento de doenças vasculares, como também na prevenção dessas.
Agora você já conhece mais sobre essa linda profissão do Cirurgião Vascular e o quanto nós trabalhamos para cuidar do sistema circulatório. Estou muito feliz por melhorar a saúde vascular das pessoas há 18 anos e creio que essa data representa muito para mim, meus colegas e meus pacientes.
Se você se interessou pelo meu trabalho, entre em contato comigo para agendar uma consulta!
Gostou deste artigo? Então não deixe de me seguir nas redes sociais @drleonardocastrooficial e ler os outros artigos do meu blog, assim, você saberá como manter a sua saúde vascular em dia!