A origem e importância da Angiologia

angiologista

A angiologia é uma área da medicina especializada em doenças e prevenção das mesmas que ocorrem nas veias, artérias e vasos linfáticos. As enfermidades de fundo circulatório tiveram a sua origem com o surgimento do homem sobre a terra.

Entretanto, com exceção do infarto do miocárdio, que acomete também os animais, as demais doenças relacionadas com a circulação sanguínea e linfática são um apanágio do homem.

Angiologia

A angiologia tem seu início como ciência quando os estudiosos das patologias cardiocirculatórias chegaram à conclusão de que era tarefa extremamente difícil e de pouca exequibilidade prática. Afinal, abarcar sob a mesma égide “cardiovascular” as doenças que acometiam a circulação venosa, arterial e linfática era algo extremamente complexo.

Quando surgiu a angiologia?

Dentro deste contexto citado acima, foi estabelecido que era necessário haver uma dicotomia para tratar as doenças cardiovasculares. As mesmas seriam subordinadas à cardiologia e as outras enfermidades circulatórias à nova ciência denominada de “Angiologia”.

médico angiologista

A Angiologia é, portanto, um esfera de ação nas doenças de fundo circulatório, procurando, ainda de modo arbitrário, excluir-se daquelas que envolvem o coração. Sendo assim, está sob sua responsabilidade as enfermidades que acometem as artérias, veias e os linfáticos.

Para dar uma visão mais prática, a angiologia cuida das doenças venosas, acometendo as varizes dos membros inferiores, tromboses, úlceras e as talangiectasias ou microvarizes.

Importância da Angiologia

Antes da criação da especialidade, a medicina já observava a necessidade e importância de um estudo mais aprofundado nessa área. Existem várias e perigosas doenças que atacam o sistema vascular e que precisavam de uma atenção a mais.

A vinda da angiologia fez com que a cirurgia vascular se tornasse algo mais estudado e melhor aproveitado, o que salvou e continua salvando a vida de muitas pessoas. Além disso, os outros tratamentos, como o de varizes, avançaram bastante e hoje essas enfermidades são tratáveis e têm uma forma de tratar bem mais eficaz e simples.

A angiologia é uma área muito importante da medicina e que trouxe vários benefícios para os pacientes que sofrem com problemas relacionados aos vasos sanguíneos.

As doenças tratadas pela Angiologia

Abaixo listei as cinco doenças mais comuns tratadas pela Angiologia :

1.Aterosclerose

A aterosclerose é uma doença progressiva, que ocorre pelo acúmulo de gorduras nos vasos sanguíneos.

Considerando que o sangue que passa pelas artérias está sendo levado para órgãos e tecidos, qualquer obstrução no caminho, pode ser fatal!

E é desta obstrução que costumam ocorrer os infartos: situações em que o sangue não consegue chegar no órgão, e este, fica deficiente de oxigênio e outros nutrientes.

Portanto, descobrir a doença em fases iniciais e tratá-la, é uma função do médico angiologista.

2.Acidente Vascular Cerebral

A presença de aterosclerose em artérias que levam sangue ao cérebro, podem ocasionar uma obstrução e levar à um AVC: acidente vascular cerebral.

A deficiência de sangue no cérebro impede que este funcione adequadamente: portanto, diversas alterações poderão ocorrer, conforme o lugar alvo da isquemia (isto é, falta de oxigênio).

Dificuldades na fala, de movimento, paralisia da face, perda de equilíbrio, e diversos outros sintomas poderão ser decorrentes de um AVC, e assim, tratados pelo angiologista.

3.Varizes

As varizes são doenças das veias – estruturas responsáveis por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, onde será drenado ao pulmão, e havendo assim, a eliminação do gás através do ar.

angiologia

Como as veias são estruturas de retorno, elas precisam possuir uma elevada elasticidade, garantindo assim, sua função de “bomba”.

Ao decorrer da vida, diversas dilatações podem ocorrer nesses vasos, dificultando assim, o retorno do sangue.

Este, tende a se acumular nos pontos “alargados”, sendo um sinal de ineficiência das veias – caracterizando as varizes.

Esta também é uma doença que pode ser tratada pelo angiologista, sem que seja necessária a intervenção cirúrgica.

4.Aneurisma

Enquanto as varizes são dilatações das veias, o aneurisma é uma dilatação de artéria – estrutura que leva o sangue com oxigênio para os tecidos.

A condição pode ser resultante de diversos fatores e doenças, como a hipertensão arterial. Os aneurismas são “alargamentos” do vaso, com risco de rompimento.

O papel do angiologista entra no tratamento antes e depois da ruptura dos aneurismas.

5.Vasculite

A vasculite consiste em um estado de inflamação tanto de veias quanto artérias, causando uma ineficiência nestas estruturas, e assim, transportando o sangue com menor velocidade.

As consequências são de extrema importância, visto que decorrem da vascularização inadequada de determinados órgãos e regiões.

Dentre os sintomas mais comuns, tem-se dores musculares, febre, cansaço, dores nas articulações, e muito mais.

Importância dos cuidados com as artérias e vasos

Por isso, cuidar dos vasos sanguíneos e linfáticos é importante para prevenir diversos problemas que colocam a vida em risco. Mesmo que muitas pessoas associem a função do angiologista apenas aos cuidados com as varizes, esse profissional também é indicado para o tratamento de doenças circulatórias importantes.

Para melhor compreensão do assunto, listamos alguns sinais que indicam a necessidade de avaliação com um angiologista. Confira:

  • alterações nos níveis de colesterol e triglicérides no exame de sangue;
  • dores nas pernas, nas coxas ou quadril ao caminhar;
  • dificuldade de ereção no homem;
  • pressão alta;
  • cólicas ou dores abdominais após a alimentação;
  • dores intensas na região do tórax;
  • dores ou sensação de formigamento nas mãos ou nos braços.

Conclusão

O angiolista é o profissional que vai tratar todos os problemas relacionados à circulação sanguínea, com exceção da cardíaca. Portanto, em qualquer uma das situações que citei acima, você pode procurar um especialista para te orientar sobre o melhor tratamento.

Ficou alguma dúvida sobre a angiologia? Continue acompanhando o nosso blog.

Fonte: Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.